Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (2023)

O presidente Jair Bolsonaro lamentou hoje a morte da rainha Elizabeth 2ª do Reino Unido, aos 96 anos, através de publicação no Twitter. A monarca faleceu no Castelo de Balmoral, na Escócia.

  • Morre Rainha Elizabeth 2ª: siga ao vivo últimas notícias e repercussão

'Quando a vida parece difícil, os corajosos não se deitam e aceitam a derrota; em vez disso, estão ainda mais determinados a lutar por um futuro melhor'. - Com tais palavras, Rainha Elizabeth II mostra por que não foi apenas a Rainha dos britânicos, mas uma rainha para todos nós. Jair Bolsonaro se pronuncia sobre a morte da rainha Elizabeth 2ª

Relacionadas

Rainha Elizabeth 2ª morre aos 96 anos
Rainha por acidente: como Elizabeth 2ª chegou ao trono após renúncia do tio
Charles divulga primeiro comunicado como rei: 'Momento de maior tristeza'

Classificando a rainha como "uma mulher extraordinária e singular", Bolsonaro disse que Elizabeth era "exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos".

"Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico", continuou o chefe do Executivo brasileiro.

- Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico.

-- Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 8, 2022

Por fim, Bolsonaro fez um tuíte com vídeo e anunciou que o governo brasileiro decretou três dias de luto oficial pela morte de Elizabeth 2ª.

- Nesta data triste para o mundo, decretamos três dias de luto oficial e convidamos todo o povo brasileiro a prestar homenagens à Rainha Elizabeth II.

- DEUS SALVE A RAINHA! pic.twitter.com/4NB5GPJ9fy

-- Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 8, 2022

A única fala de Bolsonaro sobre a rainha Elizabeth 2ª

Durante os mais de três anos e meio de gestão, Bolsonaro falou sobre a rainha Elizabeth apenas uma única vez através de um tuíte. Na ocasião, em 31 de janeiro de 2019, poucos dias após tomar posse no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo Brasileiro agradeceu uma postagem da família real prestando condolências pelas vítimas o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais.

"A Rainha enviou a seguinte mensagem ao Presidente da República Federativa do Brasil. Leia a mensagem completa aqui: [link]. 'Príncipe Philip e eu ficamos profundamente tristes ao saber da devastação e perda de vidas causadas pelo rompimento da barragem em Brumadinho', a Rainha", tuitou inicialmente o perfil oficial da Família Real.

E continuou: "Nossos pensamentos e orações estão com todos aqueles que perderam entes queridos e aqueles cujos lares e meios de subsistência foram afetados. Rainha Elizabeth".

"Our thoughts and prayers are with all those who have lost loved ones and those whose homes and livelihoods have been affected. Elizabeth R."

-- The Royal Family (@RoyalFamily) January 31, 2019

Em resposta, escrita em inglês e português, o atual mandatário brasileiro agradeceu as condolências, mas cometeu gafe na mensagem em inglês por errar o tratamento à rainha.

"Thank you for the words, Queen. God bless Brazil and the United Kingdom / Obrigado pelas palavras, Rainha. Deus abençoe o Brasil e o Reino Unido."

Thank you for the words, Queen. God bless Brazil and the United Kingdom / Obrigado pelas palavras, Rainha. Deus abençoe o Brasil e o Reino Unido. https://t.co/qBui0BbiZ0

-- Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 31, 2019

Governo Brasileiro se pronunciou primeiro

Antes de Bolsonaro, o Governo brasileiro já havia se manifestado sobre a morte da monarca também pelo Twitter.

Her Majesty the Queen 1926 - 2022 [Sua Majestade, a Rainha 1926 - 2022, em tradução livre]. Governo brasileiro se manifesta sobre morte da rainha Elizabeth

Her Majesty the Queen
1926 - 2022 pic.twitter.com/SiA5GvgDPP

-- Government of Brazil (@govbrazil) September 8, 2022

Também antes de Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) foi às redes sociais para lamentar a perda e classificou a rainha como "estadista".

"O mundo está sem rainha! Deixa hoje o nosso convívio a rainha de nossa geração, dos nascidos na década de 1950 que se acostumaram a vê-la como símbolo do próprio Reino Unido. O momento é de homenagem a essa figura ímpar de estadista", escreveu o vice-presidente no Twitter.

O mundo está sem rainha!
Deixa hoje o nosso convívio a rainha de nossa geração, dos nascidos na década de 1950 que se acostumaram a vê-la como símbolo do próprio Reino Unido. O momento é de homenagem a essa figura ímpar de estadista.

-- General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) September 8, 2022

A morte da rainha

Elizabeth havia sido colocada em observação médica na quinta-feira (8) e seus familiares imediatos foram informados e viajaram ao local.

No poder há 70 anos, a rainha vinha apresentando problemas de saúde. Em outubro do ano passado, ela passou a noite no hospital e precisou ficar em repouso. Elizabeth também foi diagnosticada com covid-19 em fevereiro, quando já estava vacinada. Meses depois, ela revelou que ficou "muito cansada e exausta" após contrair o vírus.

Seu último compromisso público foi na terça-feira (6), quando nomeou a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss. Pela primeira vez na história, a cerimônia foi realizada em Balmoral. Até então, todos os premiês anteriores haviam sido nomeados por ela no palácio de Buckingham, em Londres.

Elizabeth deixa quatro filhos, de seu relacionamento de 73 anos com o príncipe Philip, que morreu no ano passado: Charles, herdeiro do trono, Anne, Andrew e Edward.

The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.

The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W

-- The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022

A mais longeva. Elizabeth foi a monarca mais longeva da história do Reino Unido e a que há mais tempo ocupava o poder no mundo. A princesa de York nasceu em 21 de abril de 1926 como a terceira na sucessão do trono britânico. Seu destino mudou em 1936, quando o tio, o rei Eduardo 8º, abdicou do trono.

Assim, o pai de Elizabeth tornou-se o rei George 6º. Aos 11 anos, ela foi morar no palácio de Buckingham com os pais e a irmã caçula, a princesa Margaret, e começou a ser preparada para, um dia, assumir o trono.

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (4)

(Video) Bolsonaro: Elizabeth foi rainha para todos nós | CNN 360º

O que deve acontecer agora? Charles, 73, é o herdeiro da rainha e já é tratado como rei embora ainda não tenha sido proclamado. O conselho que vai proclamar Charles como o novo rei deve ocorrer um dia após a morte da monarca, no Palácio St. James. No mesmo dia, a primeira-ministra irá ao Palácio de Buckingham para se encontrar com Charles. Logo em seguida, o monarca recém-empossado fará uma turnê pelo Reino Unido.

O funeral está planejado para ocorrer dez dias após a morte. O corpo da rainha será enterrado na capela memorial Rei George 6º. O caixão ficará ao lado de onde está enterrado Philip, seus pais e sua irmã, princesa Margaret.

Rainha Elizabeth 2ª

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (6)

2 / 32

Retrato da Rainha Elizabeth 2ª em 1940

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (7)

3 / 32

Quatro gerações da família real britânica: a rainha Elizabeth 2ª com sua filha Anne nos braços, acompanhada de sua mãe e sua avó.

Keystone/Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (8)

4 / 32

Rainha Elizabeth 2ª em sua coroação em 2 de junho de 1953

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (9)

5 / 32

Rainha Elizabeth 2ª em sua coroação em 2 de junho de 1953

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (10)

6 / 32

Rainha Elizabeth 2ª em sua coroação em 2 de junho de 1953

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (11)

7 / 32

Rainha Elizabeth 2ª em sua coroação em 2 de junho de 1953

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (12)

8 / 32

(Video) Bolsonaro lamenta morte da rainha Elizabeth II nas redes sociais

Rainha Elizabeth 2ª em sua coroação em 2 de junho de 1953

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (13)

9 / 32

Rainha Elizabeth 2ª em sua coroação em 2 de junho de 1953

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (14)

10 / 32

Rainha Elizabeth 2ª após sua coroação em 2 de junho de 1953

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (15)

11 / 32

Rainha Elizabeth 2ª em retrato de 1955

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (17)

13 / 32

Rainha Elizabeth 2ª brinda em um banquete no Nepal em 1969

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (18)

14 / 32

Rainha Elizabeth 2ª com um cão da raça corgi em 1970

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (19)

15 / 32

Rainha Elizabeth 2ª em foto de família com seu marido príncipe Philip e os filho Andrew, Charles e Edward na Escócia, em 1979

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (20)

16 / 32

(Video) Jair Bolsonaro lamenta morte de Rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth 2ª assiste partida de críquete com sua mãe e sua irmã em abril de 1975

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (21)

17 / 32

Rainha Elizabeth 2ª com o ex presidente norte americano Richard Nixon em 1970

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (22)

18 / 32

Rainha Elizabeth 2ª e príncipe Phillip em retrato de 1972

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (23)

19 / 32

Rainha Elizabeth 2ª com príncipe Phillip em Balmoral, Escócia, 1975

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (24)

20 / 32

Rainha Elizabeth 2ª e príncipe Phillip em retrato de 1975

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (25)

21 / 32

Rainha Elizabeth 2ª chega para cerimônia da casamento de Charles e Diana em julho de 1981

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (27)

23 / 32

Rainha Elizabeth 2ª ri com família em evento na Escócia em 1982.

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (28)

24 / 32

Rainha Elizabeth 2ª com o ex presidente norte americano Ronald Reagan

(Video) Bolsonaro decreta luto de três dias por morte da rainha Elizabeth II

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (29)

25 / 32

Rainha Elizabeth 2ª e príncipe Phillip em evento de gala em Papua Nova Guiné em outubro de 1982

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (30)

26 / 32

Rainha Elizabeth 2ª recebe Nelson Mandela

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (31)

27 / 32

Rainha Elizabeth 2ª no funeral de sua mãe em abril de 2002

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (32)

28 / 32

Rainha Elizabeth 2ª e príncipe Charles em evento de homenagem à rainha mãe Elizabeth em maio de 2002.

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (33)

29 / 32

Rainha Elizabeth 2ª o marido, príncipe Phillip, com o filho Charles e o neto William

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (34)

30 / 32

Detalhe da coroa da Rainha Elizabeth 2ª em evento em 2004

Getty Images

Bolsonaro lamenta a morte de Elizabeth 2ª: 'Rainha para todos nós' [08/09/2022] (35)

31 / 32

Rainha Elizabeth 2ª em aparição pública em 2017.

Getty Images

*Com Stella Borges e Giovanna Galvani, do UOL, em São Paulo

Videos

1. Morte de Elizabeth 2ª: Bolsonaro decreta luto de três dias por morte de rainha
(UOL)
2. MORRE ELIZABETH II/ CONTA PATÉTICA DA USP/ BOLSONARO LIDERA PESQUISA - OS PINGOS NOS IS - 08/09/2022
(Jovem Pan News)
3. Biden reage à morte da rainha Elizabeth II | CNN 360°
(CNN Brasil)
4. Morte da rainha Elizabeth sequestra atenção e cria problema para Bolsonaro nas redes, diz Sakamoto
(UOL)
5. Políticos brasileiros repercutem morte da rainha Elizabeth II | SBT Brasil (08/09/22)
(SBT News)
6. Bolsonaro homenageou Elizabeth 2ª em raro momento de empatia e respeito com cargo, diz Kennedy
(UOL)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Madonna Wisozk

Last Updated: 01/15/2023

Views: 6526

Rating: 4.8 / 5 (48 voted)

Reviews: 95% of readers found this page helpful

Author information

Name: Madonna Wisozk

Birthday: 2001-02-23

Address: 656 Gerhold Summit, Sidneyberg, FL 78179-2512

Phone: +6742282696652

Job: Customer Banking Liaison

Hobby: Flower arranging, Yo-yoing, Tai chi, Rowing, Macrame, Urban exploration, Knife making

Introduction: My name is Madonna Wisozk, I am a attractive, healthy, thoughtful, faithful, open, vivacious, zany person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.